Foro pra discusão de ProcessMaker
By pablohp
#12377
Tipo, tenho vtiger e processmaker.
No vtiger tenho os clientes, os serviços e os pedidos do serviço.
No processmaker, gostaria de algo mais ou menos assim.
Quando o cliente solicitar um serviço, abrisse um processo de execução daquele serviço.

Tipo, sou micro-micro-sozinho empreendedor individual e estou montando para mim um escritório contábil e estou programando o processmaker no escritório para poder controlar o fluxo de prazo e serviço. Enfim.

Tava pensando / tentando entender, como fazer para trabalhar com o processmaker no cenário acima.

Se cadastro os clientes/serviços/pedidos no vtiger e de alguma forma, ao fazer o pedido o processmaker ativar sozinho as tarefas daquele serviço
ou se faço tudo pelo processmaker, desde o cadastro do cliente à solicitação do serviço e ele alimentasse o banco de dados do vtiger automaticamente.

Lógico que meu foco inicial nem é tanto a integração, posso no principio cadastrar a mesma informação em ambos e depois, mais pra frente tentar vincular os dois.

Mas precisaria de uma ajuda sobre qual seria a melhor maneira para que no futuro fique mais fácil realizar a integração.

Meu maior problema na situação acima é o seguinte.
Vamos supor que eu tenha que cadastrar o cliente no processmaker.
Crio o formulário de cadastro tudo bonitinho até com integração ao vtiger.
Depois, como faço para iniciar um processo, por exemplo.
Tenho que criar um processo de cadastro.
Depois criar um processo para o serviço solicitado?

Ou dentro de um unico processo, coloco o cadastro do cliente e dependendo do serviço solicitado ele irá como talvez um subprocesso, não sei ainda.

Ou dentro de cada serviço/processo que eu criar, eu coloco a opção de cadastro do cliente.
Acho que esta seria a melhor forma.

Bem, desculpem o tamanho do conteúdo, mas o processo criativo é o mais dificil.
Abraços.
By andregs
#12403
Pablo, não conheço o vtiger, mas vê se assim ajuda:
pablohp wrote:Quando o cliente solicitar um serviço, abrisse um processo de execução daquele serviço.
Para isso, o jeito mais simples é vc modelar no processmaker seu processo de solicitação de serviço e, sempre que o cliente solicitar um serviço, você mesmo vai lá e inicia o processo, preenchendo os dados da solicitação do cliente.
pablohp wrote:Se cadastro os clientes/serviços/pedidos no vtiger e de alguma forma, ao fazer o pedido o processmaker ativar sozinho as tarefas daquele serviço
Você está dizendo que, nesse caso, o pedido do cliente seria feito no vtiger e o vtiger dispararia o processo no processmaker? Para isso funcionar, o vtiger tem que ter recursos para chamar o processmaker automaticamente. Ele poderia, por exemplo, chamar WSNewCase (há outras formas também)
http://wiki.processmaker.com/index.php/ ... Case.28.29
pablohp wrote:ou se faço tudo pelo processmaker, desde o cadastro do cliente à solicitação do serviço e ele alimentasse o banco de dados do vtiger automaticamente.
Para fazer desse jeito, você criaria os processos no processmaker, onde você preenche os dados em formulários e uma trigger vai salvar esses dados no banco do vtiger, escrevendo diretamente no banco dele, ou então chamando webservices dele etc., dependendo dos recursos do vtiger para isso.
pablohp wrote:Lógico que meu foco inicial nem é tanto a integração, posso no principio cadastrar a mesma informação em ambos e depois, mais pra frente tentar vincular os dois. Mas precisaria de uma ajuda sobre qual seria a melhor maneira para que no futuro fique mais fácil realizar a integração.
Se for só você quem vai preencher os dados, então é possível se disciplinar para cadastrar igual nos dois. Mas, se tiver outras pessoas preenchendo, manter a disciplina fica difícil, complicando a integração futura.
pablohp wrote:Meu maior problema na situação acima é o seguinte.
Vamos supor que eu tenha que cadastrar o cliente no processmaker.
Crio o formulário de cadastro tudo bonitinho até com integração ao vtiger.
Depois, como faço para iniciar um processo, por exemplo.
Tenho que criar um processo de cadastro.
Depois criar um processo para o serviço solicitado?
Exatamente. Você teria vários processos:
-> Um para o cadastro de clientes, onde vc preencheria os dados do cliente e uma trigger salvaria o cara no bd do processmaker, do vtiger, ou em qualquer bd de vc quiser. Nesse mesmo processo você pode criar uma atividade que lista todos os clientes da base, para que vc possa apagar clientes, editar etc.
-> Outro processo para a solicitação de serviço: nesse processo vc preencheria as informações da solicitação do cara, selecionando um cliente cadastrado no outro processo.
pablohp wrote:Ou dentro de um unico processo, coloco o cadastro do cliente e dependendo do serviço solicitado ele irá como talvez um subprocesso, não sei ainda.
Você pode fazer assim também, mas fica mais sofisticado. Simplifique que facilita a vida. Use processos isolados, um para cadastrar o cliente, outro para solicitar serviço e tantos outros quanto for necessário. Depois, com a experiência, vc vai sofisticando as coisas.
pablohp wrote:Ou dentro de cada serviço/processo que eu criar, eu coloco a opção de cadastro do cliente.
Também dá para fazer assim. Você está no processo de solicitação de serviço preenchendo os dados, mas percebe que o cliente não está cadastrado. Vc clica em um botão e o fluxo do processo é desviado para o cadastro do cliente. Porém, como eu disse antes, sugiro começar do simples e ir sofisticando nas versões futuras.

Pablo, percebo que você tem dúvidas de qual ferramenta utilizar, se cadastra o cliente no processmaker ou no vtiger, por exemplo. Vai pelo que dá menos trabalho. Se o vtiger já tem pronto um cadastro de clientes, você não deveria criar esse processo também no processmaker. Mantenha o cadastro no vtiger e modele apenas os demais processos no processmaker, como por exemplo a solicitação de serviço. Quando vc tiver que selecionar um cliente, o processmaker pode buscar os dados no vtiger. Entendeu?

Resumindo: se vc tem um vtiger pronto e funcionando, modele no processmaker só o que o vtiger não faz pra vc.

A 1xbet clone script is a pre-designed software so[…]

4rabet clone script is enabling entrepreneurs to e[…]

Parimatch clone script is enabling entrepreneurs t[…]

In the world of cryptocurrency, a wallet is an app[…]