Foro pra discusão de ProcessMaker
By pablohp
#11321
Olá, geralmente cada processo está vinculado a um cliente.
Quando crio um processo, não vi a opção de informar para qual cliente se destina este processo.
Para vincular um determinado processo a um determinado cliente, a unica maneira seria integrar o processmaker
com um CRM tal como vtiger ou sugarcrm?
Isto é possivel de se fazer sem que haja integração, apenas utilizando o processmaker?
Gostaria de uma certa ajuda neste sentido.
Grato.
By andregs
#11569
Dá pra fazer só com o ProcessMaker. Se eu entendi direito, tudo o que você precisa é clicar com o botão direito na atividade e atribuir os usuários (ou grupos de usuários) que podem executar a atividade. Depois, definir qual a regra de atribuição você quer (cíclica, self-service, etc).
By pablohp
#12242
Andregs,
Obrigado por responder e desculpe pela demora em dar um retorno, acontece que começarei a usar o ProcessMaker a partir de agora e ainda tenho várias dúvidas.
Pela resposta que me passou, você informa para atribuir os usuários, mas não é atribuição de usuário que estou falando, estou falando de atribuição de cliente.
Por exemplo.
Um cliente realizou um pedido.
Através deste pedido, será iniciado uma nova cadeia de produção, onde um usuário deve verificar disponibilidade, separar os produtos, embalar, enviar, dar baixa no estoque, emitir fatura, etc, etc, etc).
Cada novo pedido será criado um novo processo produtivo.
E não encontrei uma forma de vincular cada processo a um cliente específico.
Será, talvez, que quando criar um processo, eu poderia escrever o nome do cliente ao qual se destina?
Grato.
By andregs
#12257
Olá, Pablo. Ainda acho que você conseguiria fazer toda a cadeia de produção no ProcessMaker. Veja se assim serve:

Você modela todo o processo, criando as atividades (verificar disponibilidade, separar produtos etc.) e atribuindo a elas os usuários responsáveis pela realização do trabalho. A primeira atividade do processo seria “realizar pedido”, e seu funcionamento depende de como o cliente realiza esses pedidos:

A) O cliente realiza o pedido preenchendo ele mesmo um formulário, tipo compra online. Nesse caso ele poderia iniciar todo o processo através de um Web Entry: http://wiki.processmaker.com/index.php/Web_Entry

B) O cliente não realiza o pedido diretamente. Na verdade, um funcionário da empresa é que preenche o pedido do cliente. Nesse caso você pode usar um formulário convencional na atividade “realizar pedido”, e ela seria atribuída ao usuário responsável por preencher os pedidos dos clientes. O processo seria iniciado por esse usuário, usando o bom e velho “new case” da aba “home”. Para atrelar o cliente ao processo, você simplesmente colocaria um campo no formulário “realizar pedido” onde o usuário digitaria o cliente que está fazendo o pedido.

É mais ou menos isso o que você quer fazer?

Abraços,
By pablohp
#12311
andregs.

Agora que estou começando a entender o processmaker.
E estava equivocado em meu pensamento.

Eu achei que o processo funcionaria de forma que não fosse preciso informar o cliente, tipo.
Já tenho um cliente cadastrado no vtiger, quando ele pedisse algo, eu simplesmente ativaria a tarefa e ele de uma forma "mágica", hehe, já identificaria o cliente. Talvez fazendo um vinculo do cliente ao processo.

Agora que estou começando a entender o sistema, percebo que na própria tarefa devo informar os dados do cliente (formulário) e daí posso até realizar uma consulta no vtiger (já até consegui estabelecer uma ligação com o banco de dados :D e realizar uma consulta) e buscar os dados do cliente para preenchimento do formulário.

Até aí legal. Mas como estou começando, ainda tenho as seguintes dúvidas.
Depois que realizo a tarefa, como faço para abrir as informações que foram preenchidas daquela tarefa?
Se eu anexar um documento, onde ele irá armazenar aquele documento?

Bem, estou começando a ler o wiki do sistema, acredito que estas informações estarão lá.
Por isto, obrigado pela atenção.
E estou quebrando a cabeça aqui enquanto isto.
By andregs
#12353
Pablo, até daria pra fazer a integração meio automágica se você tiver alguma identificação do cliente. Mas, como você percebeu, para quem está começando é mais simples digitar em um formulário do processo. Quanto às outras dúvidas, as respostas estão mesmo na wiki. Vai estudando. Vou tentar adiantar alguma cosia:
pablohp wrote:Depois que realizo a tarefa, como faço para abrir as informações que foram preenchidas daquela tarefa?
Tem vários jeitos de fazer isso. Se a tarefa terminou, mas o processo ainda não, então você pode simplesmente repetir aquele formulário numa atividade posterior (somente leitura, caso necessário). Você também poderia criar um output document, ou então consultar o BD diretamente e gerar um relatório na mão. Dá pra fazer de várias formas, depende do que ficar melhor no seu caso.
pablohp wrote:Se eu anexar um documento, onde ele irá armazenar aquele documento?
Veja em http://wiki.processmaker.com/index.php/Input_Documents

Abraços,

A 1xbet clone script is a pre-designed software so[…]

4rabet clone script is enabling entrepreneurs to e[…]

Parimatch clone script is enabling entrepreneurs t[…]

In the world of cryptocurrency, a wallet is an app[…]